Campanha R10 MILHÕES!!!! Em 2013 na Jornada Mundial da Juventude queremos 10 milhões de jovens no Rio de Janeiro!!!!!

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A Importância da Missão dos Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e no Mundo

 
Queridos irmãos e irmãs,





O Concílio Vaticano II resgatou de maneira iluminada o papel do leigo(a) na Igreja, por isso, hoje, graças a Deus, homens e mulheres leigos, jovens e até crianças fazem um trabalho maravilhoso de evangelização. Em nosso Continente, onde há uma enorme falta de sacerdotes, o leigo pode e deve dar a sua grande contribuição à igreja na missão de salvar almas. O nosso Catecismo (CIC) diz que "todo leigo, em virtude dos dons que lhe foram conferidos, é ao mesmo tempo testemunha e instrumento vivo da própria missão da Igreja 'pela medida do dom de Cristo'" (Ef 4,7) [CIC§913].

A área específica do leigo é o apostolado no mundo secular, inserido nas realidades temporais, na escola, na indústria, na economia, política, artes, música, etc. participando, como cristão, das atividades do seu estado de vida e trabalho social. O mundo é o campo de trabalho do leigo. Os cristãos que assumem a proposta do Cristo tornam-se como que ramos vivos da videira e inseridos num dinamismo que dá vida na Igreja e na sociedade. Consciente disso sentem-se no deve de ir para além das barreiras que se encontra no mundo, onde a Igreja faz-se presente com a missão de evangelizar. Nisto, está a importância do leigo (cristão) . Ele que é Igreja "sal da terra e luz do mundo" (Mt 5,13a. 14a), é um sinal, da presença de Deus no mundo.

Falando da importância dos cristãos para a missão evangelizadora da Igreja, podemos dizer que, "a Igreja se acha deveras consolidada, não vive plenamente, não é um perfeito sinal de Cristo entre os homens, se ai não existe um laicato de verdadeira expressão que trabalhe com a hierarquia. Porque o Evangelho não pode ser fixado na índole, na vida e o trabalho dum povo, sem a ativa presença dos leigos". Nesta missão, inseridos na sociedade, com o dever de ser testemunhas de Cristo no mundo, evidentemente, estarão sujeitos a enfrentar desafios, por causa das diversidades de culturas, costumes, crenças,etc., que exigirão maiores desempenhos em todo trabalho de evangelização, para assim responder as ânsias dos homens e mulheres do mundo moderno, que, desde sua origem são atraídos por Deus.

Nós leigos queremos a Igreja conforme Jesus a instituiu e a organizou e não segundo o parecer e a vontade dos homens. Toda doutrina que destoa do que  vem do Senhor - através do Magistério- deve ser abandonada e corrigida. Ás vezes se fala perigosamente de "Uma Igreja, Povo de Deus", sem uma autêntica hierarquia; esta é uma igreja falsa. A nossa segurança é estar em comunhão com o Magistério, obedecer ás diretrizes do Papa, a quem Cristo confiou a sua Igreja: "Sobre ti edificarei a minha Igreja..." (Mt 16,17) ."Pedro(...) apascenta as minhas ovelhas " ( Jo 21,17).

Por outro lado, o leigo precisa conhecer a doutrina que Cristo ensinou á Igreja e que está de modo especial muito bem sintetizada no Catecismo da Igreja Católica. O Papa Bento XVI disse a um grupo de bispos ucranianos que. "A formação de um laicato que saiba dar a razão da sua fé é mais necessária que nunca em nossos tempos e representa um dos objetivos pastorais que terá que se perseguir com empenho". Uma vez que o trabalho do leigo cresce hoje na Igreja, assim também  sua formação precisa ser cada vez mais esmerada. Ele não pode ensinar o que quer, mas o que a Igreja ensina.

Mas do que nunca a Igreja precisa hoje dos leigos no campo de batalha do mundo; pois hoje Ela é magoada, ofendida, perseguida e tida por muitos como a culpada de todos os males. Escândalos e blasfêmias se repetem a cada dia. Uma escala de valores pagãos tenta insistentemente substituir a civilização cristã por uma cultura de morte (aborto, eutanásia, destruição de embriões, contracepção, prática homossexual...); e Deus vai sendo eliminado na sociedade como se fosse um mal e a religião católica vai sendo atacada por um laicismo agressivo anticristão.

É hora de saber quem é verdadeiramente cristão, quem ama a Deus de verdade, a Jesus Cristo e a Sua Igreja. Que nós leigos e leigas tenhamos sempre a coragem e a ousadia de levarmos a força da Evangelização a todos os que precisam, com um renovado ardor missionário.



A todos o meu fraterno abraço,



Maria Viviane de Almeida

Paróquia de Santa Rita de Cássia


Nenhum comentário:

Postar um comentário